TERCA, 12/09/2017, 18:55

Prefeitura consegue na justiça a reintegração de posse de terreno no residencial Cancun

As 17 famílias têm 30 dias para desocupar o espaço público.

O juiz Marcos José Vieira, da 1ª Vara de Fazenda Pública aceitou o pedido de reintegração de posse do terreno da prefeitura no residencial Cancun, na zona norte de Londrina. O juiz determinou que as famílias deixem o espaço em até 30 dias. Terminado esse prazo, fica autorizado, se necessário, o uso de força policial, arrombamentos e remoção compulsória das construções. Em caso de retorno ao espaço após a desocupação, os invasores terão que pagar uma multa diária de R$ 200.

O presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), Marcelo Cortez afirma que a retomada do espaço é uma conquista para a prefeitura, que não vai mais permitir invasões de terrenos na cidade.

Cortez destaca que, as famílias que estão no terreno invadido e que já estão na lista de espera por moradia da Cohab, continuam na listagem. A invasão de terreno no jardim Cancun é antiga. No final do ano passado, cerca de 50 famílias invadiram um terreno particular que fica nos fundos do bairro. Em março, a polícia cumpriu mandado de reintegração de posse e ocorreu uma desocupação parcial. Pelo menos 17 delas migraram para o espaço da prefeitura, que fica ao lado.

Segundo levantamento da prefeitura, 3500 famílias moram em áreas invadidas em Londrina. O caso mais relevante é o do residencial Flores do Campo, também na zona norte. O governo federal, por meio da Caixa Econômica, não libera dinheiro para novas moradias enquanto as famílias continuarem no empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida.  A invasão ocorreu em setembro do ano passado.

Por Claudia Lima

Comentários