TERCA, 23/02/2021, 19:18

Prefeitura de Londrina busca incentivar projetos de agricultura urbana na cidade

Município quer desenvolver ações com entidades para criar novos espaços comunitários e apoiar atividades sustentáveis.

Com o objetivo de incentivar iniciativas ambientais e urbanas, o Programa de Agricultura Urbana e Periurbana desenvolve ações sociais que possibilitam o acesso à alimentação adequada para pessoas de baixa renda. O projeto é desenvolvido desde 2017, instituído por lei.

No entanto, o município, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, quer aumentar a participação da sociedade em atividades voltadas à agroecologia, que, nos últimos anos, teve pouca adesão.

Recentemente, o vice-prefeito João Mendonça participou de uma reunião com representantes de entidades e lideranças comunitárias para articular ações de fomento e incentivo a projetos vinculados ao programa municipal. Ele avalia que o encontro foi produtivo para estabelecer novas informações e apresentar mais afundo as possibilidades da iniciativa.

 

De acordo com Mendonça, atualmente, Londrina tem 22 hortas comunitárias. Mas a cidade já teve mais de 50 espaços de agricultura urbana. Ele explica que a intenção é reativar essas iniciativas apoiar o envolvimento da população no cultivo e manutenção dos espaços.

O vice-prefeito afirma que as ações do Programa Municipal de Agricultura Urbana também podem ser uma solução para terrenos que hoje são foco de despejo de lixo e que, consequentemente, se tornam criadouros do mosquito da dengue.

Ele explica que a ideia é aproveitar terrenos do município para desenvolver hortas comunitárias, mas ressalta que mesmo espaços particulares podem ser aproveitados, caso o proprietário queira contribuir com o projeto.

 

João Mendonça destaca que além da produção para consumo próprio, as hortas comunitárias tem potencial de geração de renda para famílias envolvidas no projeto, que podem vender o excedente da produção.

Ele cita exemplos de outros municípios em que iniciativas semelhantes foram bem sucedidas e considera que o programa possibilita que a terra cumpra uma importante função social, diante das dificuldades provocadas pela pandemia da Covid-19.

 

O Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana é coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Interessados em colaborar com o projeto podem entrar em contato com a pasta pelo telefone 3372-4786.

Comentários