SEGUNDA, 18/10/2021, 18:47

Prefeitura de Londrina espera chegada de novo lote de vacinas para começar a imunizar adolescentes sem comorbidades

Na maioria das cidades aqui da região, campanha começou na semana passada. No caso de Maringá, vacinação já chegou aos adolescentes de 16 anos.

No estado, quase 90% das cidades já começaram a vacinação dos adolescentes sem comorbidades, de acordo com a Sesa. Aqui na região, 13 dos 21 municípios que fazem parte da 17ª Regional de Saúde também iniciaram a campanha de imunização contra a Covid nesse público. Em Rolândia, a vacinação de quem tem 17 anos ou mais começou na última sexta-feira. As cidades vêm usando doses da chamada reserva técnica ou que eram destinadas aos adolescentes com comorbidades e acabaram sobrando.

Em Maringá, a campanha está ainda mais adiantada. Os jovens de 16 anos ou mais começaram a ser imunizados contra a Covid na semana passada. De acordo com a prefeitura da cidade canção, os adolescentes dessa faixa etária vão continuar sendo vacinados até o fim das doses em estoque. Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde começou a imunizar os menores de 18 anos sem comorbidades no início do mês, no dia 2 de outubro.

Enquanto isso, em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não tem previsão de início da imunização dos adolescentes sem comorbidades. Em entrevista à reportagem da CBN Londrina nesta segunda-feira, o secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, afirmou que a vacinação aqui na cidade só vai avançar quando chegarem novas doses específicas para os adolescentes sem comorbidades, cerca de 27 mil, o que, segundo ele, pode ocorrer, até o fim da semana.

Para tomar a vacina, os menores de 18 anos precisam apresentar documento pessoal com foto, carteira de vacinação, comprovante de residência e declaração assinada pelos pais ou responsáveis.

O secretário Municipal de Saúde disse que a prefeitura de Londrina optou por não usar as doses da chamada reserva técnica ou de sobras de outros grupos para vacinar os adolescentes sem comorbidades, como fizeram outros municípios.

 

Com a colaboração de Guilherme Marconi.

Comentários