Prefeitura de Londrina implanta ensino integral em mais duas escolas municipais.
Cerca de 750 estudantes serão contemplados pela novidade. Para o próximo ano, a meta é dobrar o número de alunos que ficarão o dia todo nas unidades.
O ensino integral na rede municipal de educação passou por ampliação neste novo ano letivo. Até então, 260 estudantes da Escola Municipal Professor Hélvio Esteves, na região norte de Londrina, já eram atendidos nesta modalidade, que foi implantada no ano de 2013.
Agora, outras duas unidades vão passar a funcionar no modelo integral. Ao todo, mais 757 crianças vão ficar o dia todo nos espaços. Serão contemplados pela novidade, os alunos das escolas municipais Edmundo Odebrecht, que fica no distrito da Warta, e José Gasparini, localizado na zona norte da cidade.
A secretária municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes conta que as duas escolas passaram por ampliações. Dessa maneira, foi possível implantar o ensino integral.
Ela explica que as atividades nas escolas em período integral são realizadas a partir das 7h30 e se encerram às 16h. Além das aulas regulares, os alunos podem participar de oficinas de arte e projetos esportivos, por exemplo.
Cada unidade pode propor atividades diferentes, de acordo com o currículo escolar. Além disso, a secretária diz que os estudantes que apresentarem alguma dificuldade de aprendizagem, podem fazer o reforço durante este período.
Segundo Maria Tereza Paschoal de Moraes, a meta para o próximo ano é dobrar o número de alunos que são atendidos pelo ensino integral, em Londrina. Para isso, algumas obras estão sendo realizadas para que o município tenha estrutura para que mais estudantes fiquem o dia todo nas escolas.
Em Londrina, o ensino integral também é oferecido nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e creches filantrópicas da cidade. Cerca de 7 mil crianças, na faixa etária entre zero e três anos, são atendidas nesta modalidade.