Prefeitura de Londrina libera reabertura de clubes sociais
As atividades de academias e esportes individuais poderão ser retomadas após decreto municipal publicado em diário oficial
Atendendo a reivindicação protocolada pelos clubes sociais de Londrina, o prefeito Marcelo Belinati assinou decreto nesta segunda-feira (31) que dispõe detalhadamente sobre quais práticas poderão ser reabertas. Desde de 19 de março, havia um decreto proibindo a abertura dos clubes.
A partir de agora os estabelecimentos poderão abrir as academias, seguindo diversas regras, está liberada ainda a prática de esportes individuais sem contato físico como tênis, remo e caiaque. Além de funcionamento de lanchonetes e restaurantes instalados dentro dos clubes.
Permanece proibida a prática de atividades coletivas de lazer e esportivas, bem como a realização de comemorações, festas, eventos e parques infantis e espaços kids.
De acordo com o comodoro do Iate Clube de Londrina, Paulo Bassani, o decreto vem em boa hora já que esses estabelecimentos estão há 160 dias fechados. Segundo ele, o decreto traz a isonomia já que outras academias e restaurantes puderam retornar há alguns meses.
A recomendação do decreto ainda exige afastamento de empregados em grupo de risco. O fornecimento de máscaras de proteção mecânica para todos os contratados, preferencialmente confeccionadas em tecido, em número suficiente e os devidos EPI’s. Além de evitar a aglomerações e exige controle de acesso.
Outra exigência do decreto é limitação de utilização dos aparelhos para exercícios em, no máximo, 50% (cinquenta) por cento dos instalados no local. Os clubes ainda esperam para os próximos meses a abertura gradativa de outras áreas de lazer com churrasqueiras, piscinas e outros esportes elencadas em mais quatro fases. Além do Iate Clube, assinaram o protocolo de intenções, Country Clube, AREL, AABB e AFML.