SEGUNDA, 27/01/2025, 12:02

Prefeitura de Londrina vai usar drones para monitorar criadouros de dengue

Ação faz parte da campanha “Londrina sem dengue”, lançada oficialmente nesta segunda-feira (27)

A Prefeitura de Londrina promete intensificar as fiscalizações contra a proliferação da dengue na cidade. Foi lançado nesta segunda-feira (27) o programa Londrina Sem Dengue. Entre as principais ações estão o uso de drones para monitorar os terrenos com mato alto ou casas desabitadas, que possam servir de criadouros para o aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Segundo o prefeito Tiago Amaral, há poucos drones disponíveis, mas é possível que sejam adquiridos mais aparelhos.

Amaral lembra que a fiscalização terá a força-tarefa de todas as secretarias. A expectativa é que sejam realizados mais mutirões de limpeza.

Os primeiros levantamentos de 2025 apontam 96 casos confirmados de dengue na cidade, só neste ano. 1.121 notificações relacionadas à doença, com 286 casos descartados e 739 em análise.

A coordenadora do programa é a enfermeira Vivian Feijó. Ela atualmente é a superintendente do Hospital Universitário de Londrina (HU) e está em processo de descompatibilização do órgão para assumir a Secretaria de Saúde da cidade. Ela lembra que o sorotipo 3 da dengue tem aumentado no Paraná, especialmente aqui em Londrina. Já são onze casos com esse sorotipo.

Segundo a futura secretária de saúde de Londrina, os estudos realizados na transição de governo revelaram déficit de servidores na saúde. Especificamente para agentes de endemias, no combate à dengue, a expectativa é que seja realizado um PSS (Processo Seletivo Simplificado) para a contratação de funcionários temporários.

A Regional de Londrina tem liderado o número de casos de dengue no Paraná. Segundo o último boletim, eram 1.633 casos no ano epidemiológico, que começou em julho de 2024.

Por Rafael Sanchez

Comentários