QUARTA, 18/03/2020, 19:50

Prefeitura de Rolândia publica novo decreto com mais restrições

Além do comércio da cidade, que teve horário alterado, atendimento na Prefeitura e nas unidades de saúde municipais também sofreu mudanças.

O novo decreto, que deve ser publicado nesta quinta-feira, traz uma série de determinações, além das já anunciadas no início da semana. Pelo decreto, a empresa responsável pelo transporte público da cidade fica obrigada a disponibilizar álcool gel para os passageiros. Bares, restaurantes, academias e padarias, entre outros tipos de serviços também terão os horários alterados e vão  passar a funcionar apenas entre o meio-dia e as 16h.  O decreto também proíbe a realização de eventos em espaços públicos como praças e quadras esportivas.

A realização de cultos religiosos também está proibida. As novas medidas, de acordo com o prefeito Luiz Francisconi, são muito mais restritivas em relação à circulação de pessoas, foram tomadas em função do avanço rápido da Covid-19 e seguem o que já vem sendo feito em outros países.

Nos supermercados, farmácias e lotéricas da cidade, o decreto também prevê um reforço na higiene de funcionários e clientes. Além de aumentar a distância entre os caixas para evitar aglomerações. O horário de funcionamento nesses locais continua normal.

Segundo o prefeito, o decreto também proíbe a aglomeração de pessoas nos condomínios da cidade, seja em festas ou eventos. As visitas aos asilos da cidade também deverão ser suspensas.

Além disso, segundo Francisconi, a sede da Prefeitura e as secretárias vão ficar fechadas ao público, exceto a pasta da Saúde.

Ainda de acordo com o prefeito, as consultas eletivas nas unidades de saúde do Município também ficam suspensas a partir de segunda-feira, para que as equipes se concentrem no atendimento, não só aos pacientes do Coronavírus, mas também da dengue. A fiscalização do decreto vai ser responsabilidade da Vigilância Sanitária do Município.

Por Marcos Garrido

Comentários