Prefeitura divulga etapa final de projeto para tornar iluminação de Londrina 100% LED
Nova fase do programa será dividida em três partes, para instalação de mais de 32 mil luminárias.
A execução da etapa final do projeto que vai modernizar a iluminação pública do município está prevista para ser realizada até 2024. O plano de ação do Programa Londrina Cidade Iluminada foi apresentado na manhã de sexta-feira (18), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.
O projeto vem sendo desenvolvido desde fevereiro de 2019. Londrina conta com 65 mil pontos de iluminação, entre praças, ruas, avenidas e rotatórias, por exemplo. Pouco mais de 3 mil espaços já estavam adequados ao padrão, por se tratarem de novos lotes.
Até agora, cerca de 29 mil postes foram instalados, o que representa quase metade do total previsto. A responsável pela realização das atividades é a Londrina Iluminação, empresa que também faz a manutenção dos serviços de iluminação pública no município.
De acordo com a programação, a conclusão do programa será dividida em três etapas, que vão dar conta de concluir a cobertura da iluminação em LED na cidade. Na primeira fase, que vence no mês de junho, serão 43 bairros, nas regiões norte, sul, leste, oeste e centro. Entre eles, estão o jardim São Pedro, Parque Ouro Verde, Vila Industrial, Parque Industrial e Vila Brasil. A expectativa é que 5.021 novas luminárias sejam instaladas.
O prefeito Marcelo Belinati destacou a importância da atualização na estrutura de iluminação pública em Londrina e apontou que a medida deve, inclusive, refletir em economia para as contas do município, já que as despesas com energia podem diminuir.
Ainda na avaliação de Belinati, a instalação das luminárias LED também tem um papel importante em reforçar a segurança da população.
Já em um segundo momento do plano de ação apresentado pelo programa, mais 10 mil equipamentos devem ser implantados, até junho do ano que vem. Com isso, na última etapa, a instalação de cerca de 17.600 itens deve concluir a iniciativa, totalizando mais de 32.600 postes, na segunda fase da iniciativa, que conta com aproximadamente R$ 56,5 milhões de investimento.
Por se tratar de uma tecnologia mais moderna, em comparação aos aparelhos utilizados anteriormente nos espaços públicos de Londrina, a expectativa é que os novos equipamentos também contribuam para um melhor monitoramento das condições das luminárias, como explica Claudio Tedeschi, presidente da Londrina Iluminação.
Tedeschi também lembra que o processo de troca dos equipamentos é realizado de acordo com diretrizes de órgãos ambientais. Além disso, os materiais devem ser destinados, posteriormente, a empresas especializadas no descarte destes produtos sem que haja impactos ao meio ambiente.