Prefeitura doa terreno para construção de Centro Especializado em Reabilitação em Londrina
Lei que autoriza doação de área para o Cismepar será sancionada nesta quarta-feira na sede da prefeitura
O Centro Especializado em Reabilitação tipo III será construído em um terreno doado pela Prefeitura. O chamado CER vai prestar atendimento a pessoas com deficiência intelectual, auditiva e motora, permanente ou temporária.
A Lei que autoriza a doação do terreno será sancionada nesta quarta-feira pelo Prefeito Marcelo Belinati. É o segundo Centro do tipo no estado. O primeiro deles funciona em Curitiba.
O CER vai ficar no jardim Sabará I, em um terreno de mais de 15 mil metros quadrados. Serão 1.700 metros de área construída. Os recursos para a obra, pouco mais de R$ 5 milhões, já estão garantidos.
Quando estiver pronto, o Centro vai atender pacientes de 21 municípios da região que fazem parte do Cismepar. O dinheiro foi viabilizado por emendas parlamentares de alguns deputados federais e senadores paranaenses.
Um dos que destinou dinheiro para o Centro, quando ainda era deputado federal, foi o prefeito de Londrina Marcelo Belinati.
O Centro Especializado em Reabilitação vai oferecer atendimento diferenciado. O prefeito de Prado Ferreira e presidente do Cismepar, Silvio Damaceno, afirma que viabilizar os recursos foi fundamental para garantir a aprovação do Ministério da Saúde.
Damaceno diz que com os recursos e o terreno garantidos, a obra deve ser iniciada em seis meses.
Segundo o presidente do CISMEPAR, o processo para equipar e mobiliar o Centro já começou. A unidade vai contar com uma equipe de aproximadamente 40 profissionais, entre enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas.
A previsão inicial é de que a obra seja concluída em dois anos, a partir do fim da licitação.