TERCA, 22/03/2022, 14:00

Prefeitura firma convênio com Tecpar para identificar demandas e soluções para Londrina

Para diretor-presidente do órgão estadual, parceria deve contribuir para desenvolvimento da região.

O acordo de cooperação entre a prefeitura de Londrina e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), firmado na manhã de terça-feira (22), vai possibilitar que o Município pense em soluções para diversas demandas da cidade, como saúde, gestão e segurança pública, a partir da aplicação de diferentes tecnologias.

A primeira etapa da parceria prevê a avaliação dos principais pontos a serem trabalhados na cidade. Com esse diagnóstico, é possível encontrar as melhores soluções para atender às necessidades identificadas no município.

Para o diretor-presidente do Instituto, Jorge Callado, o convênio deve contribuir para fortalecer o desenvolvimento regional. Parte da estrutura do Tecpar deve ficar disponível para a realização, por exemplo, de testes de conceito, que avaliam a viabilidade de projetos e soluções.

Segundo Alex Canziani, secretário municipal de Governo, as ações voltadas ao desenvolvimento da área de inovação em Londrina atendem, inclusive, às perspectivas apresentadas pelo Masterplan, o planejamento dos próximos anos da cidade. Na avaliação dele, as parcerias com entidades têm papel importante para impulsionar este ecossistema que vem sendo construído no município.

No encontro, realizado nesta terça (22), o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) também fez um convite para que o Tecpar possa atuar em parceria com o Tecnocentro, espaço que deve ser inaugurado em breve no município, como conta Bruno Ubiratan, presidente da Instituição.

Ubiratan destacou ainda a importância do convênio firmado entre a prefeitura e o Instituto de Tecnologia do Paraná. Ele considera que o vínculo tem potencial para fortalecer o trabalho de empresas do ramo de tecnologia que estão instaladas em Londrina. Atualmente, são mais de 1.800 companhias, de acordo com o presidente do Codel.

Comentários