SEGUNDA, 31/05/2021, 17:08

Prefeitura inicia cadastro para vacinar população em geral contra o coronavírus em Londrina; quem tem 58 e 59 anos já pode se cadastrar

Apesar da liberação, município lembra que ainda precisa receber vacinas para, de fato, dar início ao processo de imunização.

A Prefeitura de Londrina abriu nesta segunda-feira (31) o cadastro para que pessoas de 58 e 59 anos do chamado público geral possam se vacinar contra o coronavírus. O processo pode ser feito no portal da prefeitura. Vai ser preciso informar a idade, os documentos pessoais e o comprovante de residência. A liberação é o primeiro passo para o início de mais uma etapa da campanha de imunização contra a Covid-19 na cidade. 

A medida também vai ao encontro das novas diretrizes anunciadas pelo Ministério da Saúde, que, na última sexta-feira (28), liberou o início da vacinação para pessoas que têm entre 18 e 59 anos em ordem decrescente de idade.

Paralelo a isso, vai ser preciso dar andamento às outras etapas da campanha. Em Londrina, por exemplo, a prefeitura ainda trabalha para concluir a vacinação de pessoas com comorbidades, profissionais da área da saúde e trabalhadores da educação, além dos agentes das forças de segurança. O pessoal da Assistência Social também foi liberado nos últimos dias para agendar a vacinação. Segundo o município, a aplicação das doses é realizada de forma gradativa, levando em conta o cronograma encaminhado pelo Governo do Estado junto com as remessas dos imunizantes.

Na última sexta, por exemplo, Londrina recebeu 11.470 doses da AstraZeneca, sendo 3.945 para pessoas com comorbidades; 5.380 para pessoas com deficiência permanente; 1.560 para agentes das forças de segurança; 505 para trabalhadores da educação; e 80 para profissionais aeroportuários.

Na penúltima live, o prefeito Marcelo Belinati chamou a atenção para a importância de o município seguir essa ordem de vacinação. Ele também garantiu que a cidade tem condições de vacinar até 15 mil pessoas por dia contra o coronavírus, desde que haja doses disponíveis.

Segundo o último vacinômetro divulgado pela prefeitura, 136.502 londrinenses foram vacinados contra o coronavírus, sendo que 83.927 deles receberam as duas doses do imunizante.

Por Guilherme Batista

Comentários