QUINTA, 11/01/2024, 17:48

Prefeitura lança licitação para reforçar monitoramento por câmeras de segurança nas escolas municipais de Londrina.

 Processo, com valor máximo de R$ 2,3 milhões, prevê a aquisição de novos equipamentos e modernização de sistema.

A Prefeitura de Londrina lançou uma licitação para adquirir novas câmeras de segurança que, posteriormente, serão instaladas nas escolas municipais. Além dos equipamentos, o processo, que tem o valor máximo girando em torno dos R$ 2,3 milhões, prevê a compra de paineis para o acompanhamento das imagens em tempo real, denominados videowalls, estações de trabalho e outros dispositivos que visam modernizar a central de monitoramento da Guarda Municipal.

Atualmente, 78 escolas e creches municipais já contam com câmeras de segurança e alarmes. Por meio da nova licitação, a prefeitura pretende estender o monitoramento para todas as 179 unidades existentes na cidade e que são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.

As câmeras, de acordo com a Secretaria de Defesa Sociail, são indispensáveis para coibir o registro de furtos e invasões nas escolas, principalmente nos horários e períodos em que as unidades estão vazias. Os equipamentos também são importantes para prevenir o registro de ataques e atentados, como o que deixou dois adolescentes mortos em uma escola estadual de Cambé em junho do ano passado.

O monitoramento ainda se mostra como uma alternativa para driblar o problema com o efetivo da GM, que, atualmente, conforme o próprio município, não conta com um número suficiente de agentes para o patrulhamento diário em todas as escolas, apesar da lei municipal, aprovada no ano passado, que prevê a presença efetiva dos guardas nas unidades.

O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, sempre defendeu o monitoramento eletrônico como ferramenta indispensável para o trabalho realizado pela GM na cidade.

Além das câmeras, as escolas devem receber, já no início do próximo ano letivo, o trabalho dos inspetores municipais, que vão atuar em todas as unidades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos e dando auxílio à Guarda Municipal. Há, ainda, um projeto, já aprovado pelos vereadores, que preveem a instalação de cercas elétricas nas escolas.

Por Guilherme Batista

Comentários