QUARTA, 22/03/2017, 19:19

Prefeitura lança o Programa "Londrina Mais"

Objetivo central do programa é fazer do município uma referência em participação da comunidade e gestão compartilhada.

A apresentação do programa ficou a cargo do assessor de projetos estratégicos da prefeitura e coordenador do projeto, Luiz Figueira de Mello. A ideia central do Programa Londrina Mais é transformar a cidade em referência no quesito gestão pública compartilhada. Segundo o prefeito Marcelo Belinati, o programa propõe uma nova forma de gerenciamento da cidade, com participação da comunidade e transparência. De acordo com Belinati, o objetivo é fazer de cada cidadão um parceiro da prefeitura.

Belinati explica que o Programa vai dividir a cidade em aproximadamente 500 micro regiões. E cada uma delas vai ter um representante, um líder, o que o programa chama de professor de cidade. Uma espécie de administrador voluntário do bairro, responsável por despertar e conscientizar as pessoas dos seus direitos, mas também de seus deveres. Segundo o prefeito, na resolução de problemas simples do cotidiano, como o bueiro entupido, o lixo na rua e o respeito ao meio ambiente.

O programa prevê a criação da Política Municipal do Voluntariado e vai atuar em todos os eixos de desenvolvimento da cidade. De acordo com o prefeito, o Londrina Mais se baseou em pesquisas acadêmicas, experiências de outros municípios e programas nacionais e internacionais de sucesso. Um exemplo é o programa Cidades Educadoras, que promove a formação dos cidadãos como agentes de mudança do local onde moram. Em todo o Mundo, há 480 cidades que participam do programa. No Brasil, são 16 municípios. Londrina será a primeira cidade paranaense a aderir à ao projeto.

E para levantar dados e informações de atualizadas de todos os setores da vida da cidade, foram formados dez Grupos de Trabalho, com a participação de servidores da Prefeitura, representantes de instituições de ensino, do empresariado, e entidades especialistas no segmento, além do cidadão comum. Os grupos são responsáveis por elaborar políticas públicas eficientes e integradas.

Comentários