SEXTA, 28/01/2022, 17:13

Prefeitura notifica Sanepar e pede por reparo em buracos abertos em diversos pontos de Londrina

Ofício lista três locais e alerta que crateras têm causado uma série de transtornos aos moradores dos entornos. Empresa garante que já começou a atender a demanda.

A Secretaria Municipal de Obras enviou um ofício à Sanepar nesta semana cobrando pela execução de reparos em buracos que foram abertos por equipes da empresa em diversos pontos da cidade. No documento, o município disse que fez uma vistoria nos locais após receber uma série de reclamações por parte da população. Foram encontrados problemas, segundo a secretaria, em três endereços: na rua Fermino Barbosa, número 188, no parque residencial Alcântara, na zona sul; na rua Antônia Martins de Oliveira, número 30, no conjunto Mister Thomas, na região leste; e na rua Chipre, número 55, no jardim Vilas Boas, também na zona sul da cidade.

O ofício traz fotos que mostram os buracos abertos no meio das ruas. De acordo com a vizinhança, as equipes da Sanepar fizeram o serviço de reparo da tubulação, sinalizaram as crateras e não voltaram para tapá-las. No caso mais grave, o buraco estaria aberto há mais de 20 dias.

No documento, a Secretaria de Obras cita o contrato vigente entre prefeitura e Sanepar que obriga a empresa a "recompor a pavimentação das ruas e calçadas danificadas em decorrência das obras de instalação, ampliação e reparos de redes públicas e ramais prediais". O município lembra ainda que, pelo acordo, os serviços precisam ser executados "no prazo máximo de três dias úteis, devendo as intervenções no sistema viário atenderem às normas técnicas e também àquelas previstas nas portarias" municipais.

A secretaria lembrou ainda que, de acordo com um decreto de 2019, a empresa precisa fazer a sinalização dos buracos, a recomposição do pavimento, a remoção dos restos de materiais e objetos utilizados e a limpeza e lavação da área assim que finalizados os serviços.

A CBN procurou a Sanepar nesta sexta-feira (28) atrás de uma resposta ao ofício da prefeitura. Em nota, a empresa informou que, em relação à recomposição de pavimentos, "uma nova empreiteira assumiu o serviço de manutenção de redes no final de novembro do ano passado", e que já "está administrando as pendências acumuladas desde então". No comunicado, a Sanepar argumentou ainda que, como ficou duas semanas sem contrato, "existe uma lista de endereços prioritários onde a recomposição de pavimentos está em atraso". Segundo a nota, "equipes estão trabalhando para colocar em dia o cronograma, reavaliando o aterramento - também prejudicado devido às chuvas - e retomando a reposição de asfalto de calçadas". Já em relação às notificações da prefeitura, a Sanepar garantiu que elas "estão sendo atendidas dentro da lista de prioridades".

Por Guilherme Batista

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