SEGUNDA, 21/03/2022, 14:00

Prefeitura pode detalhar uso das máscaras de proteção em ambientes abertos em Londrina

Medida busca orientar população quanto às mudanças na utilização do item.

Apesar da flexibilização do uso de máscaras ao ar livre, no Paraná, o decreto publicado pelo Governo do Estado, na semana passada, não traz muitos detalhes em relação à aplicação da medida em alguns espaços.

Já na última sexta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou uma nova resolução em que traz normas mais específicas para a utilização do item de segurança. De acordo com o documento, são considerados ambientes abertos, os espaços amplamente ventilados e que não sejam demarcados por paredes ou divisórias, como calçadas, estádios, praças e ciclovias.

Por outro lado, as máscaras continuam sendo necessárias em shoppings, escritórios, templos religiosos e transporte público, já que a ventilação de ar é comprometida e os ambientes contam com paredes ou divisórias. A resolução da pasta recomenda ainda que a população dê preferência ao artigo de proteção em locais de grande concentração de pessoas, como em shows, por exemplo. 

Em Londrina, o prefeito Marcelo Belinati, em coletiva de imprensa na manhã de segunda-feira (21), disse que o Município pode pensar em regulamentações, com objetivo de orientar sobre o decreto que flexibiliza as máscaras ao ar livre, caso haja dúvidas, por parte da população.

Com a proximidade da ExpoLondrina, um dos principais eventos da cidade, e que está prevista para ser realizada entre os dias 1º e dez de abril, neste ano, Belinati avalia que a regra estadual também deve continuar sendo seguida na feira, com o uso de máscara em ambientes fechados e a liberação do item ao ar livre.

A resolução da Secretaria de Estado da Saúde recomenda ainda que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco para a Covid-19, como idosos, gestantes e puérperas, continuem adotando o item de proteção. 

A utilização de máscara segue sendo necessária para quem estiver em contato com pessoas imunossuprimidas, como também por aqueles que trabalham, estão sendo atendidos ou estão visitando alguma instituição de saúde. O mesmo vale para instituições de longa permanência.

Comentários