Prefeitura quer que Cismepar contrate pediatras para os hospitais da Zona Norte da Zona Sul de Londrina
Município lembra que, atualmente, o PAI é a única unidade de saúde da região que conta com pediatras de plantão todos os dias.
A Prefeitura de Londrina está preocupada com o aumento expressivo no número de atendimentos realizados pelo Pronto Atendimento Infantil. Segundo a Secretaria de Saúde, houve o acréscimo de cerca de 40% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Para o prefeito Marcelo Belinati, isso acontece por que o PAI é a única unidade de saúde de toda a região que conta com pediatras de plantão todos os dias. Ele lembra que o município já enviou um ofício ao Cismepar, o Consórcio Intermunicipal do Médio Paranapanema, pedindo para que o valor pago aos médicos seja reajustado de R$ 1,3 mil para R$ 1,8 mil por plantão realizado.
Outro pedido repassado, conforme ele, é a contratação de pediatras plantonistas, por parte do Cismepar, para os hospitais da Zona Norte e da Zona Sul de Londrina. A ampliação no número de profissionais, com a consequente divisão de pacientes entre as unidades, pode ajudar a melhorar o atendimento das crianças, conforme o prefeito.
Já em relação ao PAI, Belinati destaca que a escala de plantão da unidade passou por melhorias nos últimos meses. Ele também lembra que o prédio do Pronto-Atendimento vai passar por uma reforma geral ainda este ano. A melhoria foi anunciada pela prefeitura no final do ano passado, mas só vai ter início depois que o município conseguir transferir as atividades do PAI para um local provisório.