Prefeitura recebe propostas de empresas para a retomada de obras em três postos de saúde em Londrina
Terceirizada que era responsável pelos trabalhos foi dispensada após recorrentes atrasos. Município pretende gastar até 790 mil reais para a execução do serviço, que está paralisado há quase um ano.
A prefeitura começou a preparar a retomada de obras públicas que estão há quase um ano paralisadas em Londrina. São as reformas das unidades básicas de saúde (UBS) da Vila Brasil, na área central; do conjunto Vivi Xavier, na região norte; e do distrito de Lerroville, na área rural da cidade. A empresa responsável pelos trabalhos foi dispensada no ano passado depois de recorrentes atrasos. Por conta do excesso de serviço, a terceirizada não conseguiu cumprir os cronogramas. O resultado? Transtornos aos usuários dos postos, que estão sendo atendidos de forma improvisada em unidades próximas. No caso da UBS da Vila Brasil, por exemplo, a população já foi atendida em uma faculdade na avenida Duque de Caxias e até na escola municipal do bairro. Hoje em dia, o atendimento é realizado no posto de saúde da rua Senador Souza Naves.
O resultado da nova licitação deve sair em 30 dias. Esse é o prazo que o poder público tem para fazer a análise das propostas apresentadas pelas empresas interessadas. O município pretende gastar até 790 mil reais para finalizar as obras nos três postos de saúde. A previsão é de que isso ocorra ainda em 2021.
O secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, reconheceu as dificuldades, mas garantiu que a prefeitura não vai mais tolerar o descumprimento dos contratos por parte das terceirizadas.
O secretário de Saúde, Felippe Machado, lembrou que não dá para saber como a empresa vai se comportar em relação à execução do serviço antes da assinatura do contrato, também garantindo tolerância zero contra os atrasos injustificados.
Os secretários também pediram um pouco mais de paciência aos usuários dos postos de saúde, e se comprometeram a agilizar a execução das obras.