SEGUNDA, 01/10/2018, 18:54

Prefeitura vai contratar empresa para fazer projeto de videomonitoramento de mais 55 pontos em Londrina

Atualmente, metade das câmeras instaladas em locais públicos está sem funcionar e sem previsão de conserto.

O projeto de uma empresa que vai ser contratada pela prefeitura vai determinar quantas câmeras e que tipo de aparelho vai ser instalado nos 55 pontos mais críticos de Londrina. O secretário de defesa social, Evaristo Kuceki destaca que, só o projeto, vai custar R$ 40 mil ao município. Depois, terá que ser contratada a empresa que vai fazer a manutenção dos equipamentos que serão espalhados nas cinco regiões da cidade.

Ainda não tem previsão de quando o processo, que está na secretaria de gestão pública, vai ser finalizado. Mas, a expectativa do secretário é que o projeto comece a ser feito ainda neste ano. A instalação fica para depois, só em 2019. Na lista de locais estão postos de saúde, escolas e cemitérios.

Atualmente, Londrina tem uma central de videomonitoramento, comandada pela Guarda Municipal. Mas, metade das câmeras espalhadas pela cidade, está quebrada. Das 68 instaladas em prédios públicos, 32 estão paradas. Das 28 de rua, apenas seis estão funcionando. Todas as 30 doadas pelo Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel)estão no conserto. Dos 65 aparelhos que estão nas escolas municipais, 30 não funcionam. 

Segundo estudo feito pela Guarda Municipal, o número ideal de câmeras para Londrina é de 1770. Essa quantidade garantiria a segurança de todos os espaços públicos da cidade.

Por Claudia Lima

Comentários