Preparação das urnas eletrônicas em Londrina está na fase final
Nesta terça-feira (01), as máquinas serão lacradas após serem configuradas com os dados eleitorais.
De acordo com o TRE-PR, das mais de 26.700 urnas de todo o estado, já foram preparadas até este último final de semana de setembro, 56%, a previsão é que tudo fique pronto até esta terça-feira (01).
Em Londrina, o juiz eleitoral Mauro Ticianelli, assegura que mais de 75% das urnas já foram preparadas e que a partir desta terça (01) será concluído o processo de lacração, finalizando a etapa de configurações dos dados eleitorais.
Na quarta-feira (02) está previsto o processo de auditoria, onde as urnas são carregadas, com a presença de representantes dos partidos políticos, da OAB, imprensa, população em geral e do Ministério Público, de modo a garantir que todos acompanhem a carga e possam checar se os dados estão corretos.
Durante esse processo, cada uma das urnas recebe os dados armazenados nas mídias e é testada, com o objetivo de verificar se o funcionamento está adequado. Na sequência, a urna eletrônica é lacrada fisicamente, aguardando a data para ser encaminhada para a seção eleitoral.
Após essas fases as urnas eletrônicas são então armazenadas em um local seguro designado pelo TRE-PR e começam a ser transportadas para os locais de votação na sexta-feira (04).
Elas possuem sistemas que impedem seu uso antes da data programada (06 de outubro), garantindo que qualquer tentativa de utilização antecipada seja bloqueada.
Neste domingo (06), os eleitores de Londrina vão às urnas para escolher o novo prefeito(a), vice-prefeito(a) e os 19 vereadores que irão compor a Câmara Municipal para o próximo mandato. Ao todo, sete chapas concorrem ao cargo de prefeito e 345 candidatos disputam as vagas de vereador.