QUARTA, 06/10/2021, 19:10

Presidente da Abrasel em Londrina avalia que é preciso diálogo entre moradores da Paranaguá e donos de bares

Leonardo Leão considera que instalação de restaurantes na via contribuiu para valorizar região e que conflito é prejudicial para todos.

O som alto e as aglomerações registradas na rua Paranaguá foram o centro das discussões da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara Municipal, que realizou uma reunião no fim da tarde de quarta-feira para abordar o tema.

Vereadores e moradores da região apontam que os frequentadores da via têm ignorado medidas de prevenção à Covid-19 e infringindo normas vigentes em Londrina, como a Lei do Silêncio e a proibição do consumo de bebidas alcoólicas nas ruas da cidade após as 22h.

Para Leonardo Leão, presidente regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que confirmou presença no encontro, a mudança no perfil da Paranaguá vem sendo promovida ao longo de anos.

Apesar disso, ele considera que é preciso estabelecer um diálogo eficiente entre as pessoas que moram na região e os empresários, como forma de se encontrar uma solução para o problema, junto ao Poder Público. Ainda assim, a entidade recomenda que bebidas sejam vendidas apenas para clientes que estejam no local, para evitar excessos na rua.

Em relação à pandemia da Covid-19, Leão destaca que mesmo com uma melhora nos índices epidemiológicos na cidade, ainda é preciso manter medidas de prevenção à doença, e diz que a Associação tem orientado os donos de bares a respeito do cumprimento das normas.

O presidente regional da Abrasel reforça ainda que seria necessário encontrar um equilíbrio para a convivência entre os restaurantes e os moradores da região. Segundo ele, a instalação dos estabelecimentos na via contribuiu para valorizar os imóveis e avalia que o conflito é prejudicial para todas as partes.

Estiveram no encontro, representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal e de moradores da Paranaguá, além de vereadores e secretários municipais. Leonardo Leão não pode comparecer, mas outra integrante da Associação participou da reunião.

Comentários