QUARTA, 11/01/2023, 14:40

PRF apreende mais de mil cigarros eletrônicos e acessórios em Cornélio Procópio

Produtos contrabandeados do Paraguai seriam levados para a cidade de Ourinhos no interior paulista.

A Polícia Rodoviária Federal aprendeu na noite desta terça-feira (10), na BR 369 em Cornélio Procopio, no norte pioneiro um Toyota Corola de cor branca que conduzido por um homem de 29 anos que estava acampanhada da esposa.

No porta-malas do veículo foram encontradas cinco caixas, contendo mais de mil cigarros eletrônicos e outros acessórios importados do Paraguai, sem nenhuma documentação.

O condutor informou aos agentes da PRF que vendeu a mercadoria pela Internet e estava transportando até a cidade de Ourinhos, onde seria entregue. Também foram encontrados no veículo cerca de 96 perfumes, também importados de forma irregular.

Diante do flagrante, o casal foi preso pelo crime de contrabando e descaminho e os dois foram encaminhados para a Polícia Federal em Londrina para os procedimentos cabíveis.

Apesar de estarem proibidos no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esses cigarros eletrônicos são facilmente comprados na internet e em tabacarias principalmente por adolescentes e jovens.

Após um longo tempo de análise, a Anvisa não liberou os cigarros eletrônicos, pois eles oferecem diversos riscos à saúde, como dependência de nicotina (presente na grande maioria) e problemas no pulmão e no coração, principalmente.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os dispositivos eletrônicos conhecidos com ‘vapes’ não são seguros e possuem substâncias tóxicas além da nicotina. O cigarro eletrônico pode causar doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e câncer.

Comentários