Primavera começa nessa segunda (22) com temperaturas ainda mais altas
De acordo com as previsões, Londrina e Norte Pioneiro apresentam os maiores valores de temperaturas mínimas e máximas da primavera
Apesar de começar com chuva e temperaturas amenas, a tendência segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) é de que a primavera de 2025 seja marcada por temperaturas acima da média, alguns episódios de ondas de calor, e longos períodos sem chuvas intercaladas por fortes temporais.
De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, a próxima estação, que terá início às 15h19 da próxima segunda-feira (22) e fim às 12h03 do dia 21 de dezembro deste ano, terá um aumento gradual na quantidade de eventos meteorológicos.
A estação tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes à medida que se aproxima do verão. Um dos sistemas que vai influenciar o clima no Paraná a partir da primavera até o primeiro trimestre de 2026 é o fenômeno La Niña, com intensidade fraca de acordo com as previsões dos modelos climáticos em grande escala.
As chuvas na primavera de 2025 serão mais presentes na região de Londrina e Norte Pioneiro, em outubro, os volumes de chuva ficam entre 90 mm e 220 mm, com temperaturas entre 17,8°C e 29,7°C. Em novembro, a chuva fica entre 100 mm e 181 mm e as temperaturas entre 18,4°C e 30,1°C. Em dezembro, a chuva fica entre 101 mm e 214 mm, e as temperaturas entre 19,8°C e 30,6°C.
Vale ressaltar que as regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral apresentam os maiores valores de temperaturas mínimas e máximas da primavera.