SEXTA, 26/01/2024, 09:00

Primeiro lote da vacina contra dengue será enviado para 21 municípios da região de Londrina

Doses do imunizante será destinada primeiramente para crianças e adolescentes.

O Ministério da Saúde listou 30 cidades do Paraná que devem receber o primeiro lote de vacinas contra a dengue no mês de fevereiro.  Serão 21 municípios da 17ª Regional de Saúde (RS) de Londrina e nove da 9ª RS de Foz do Iguaçu.

Nesta primeira etapa, o público-alvo determinado é de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença, depois dos idosos, que ainda não têm indicação de vacinação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 No Paraná, a estimativa deste primeiro público-alvo nestas regiões é de 86.836 pessoas.  As regiões priorizadas são aquelas com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão da dengue e com predominância do sorotipo DENV-2. 

            De acordo com o secretário estadual de saúde, Beto Preto, assim que receber o imunizante Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma, o Estado irá fazer a distribuição de forma rápida para as cidades escolhidas, no mesmo esquema utilizado na vacinação contra o coronavírus.

            Beto Preto defende que outras regionais entrem nesta primeira fase de vacinação, como Maringá, Paranavaí e Apucarana, que também estão em alerta para epidemia de dengue.

Neste ciclo epidemiológico, o Paraná é o terceiro estado com maior número de confirmações da doença e concentra 10% dos casos de dengue do país.

O Estado soma quatro mortes por dengue e 16.693 casos confirmados pela doença desde agosto do ano passado. Dos 399 municípios, 279 possuem casos confirmados.

Por Guilherme Marconi

Comentários