QUINTA, 05/10/2017, 19:22

Procon de Londrina alerta para novo golpe na praça

Tem gente se passando por fiscal do órgão, ameaçando e extorquindo comerciantes para que comprem o Código de Defesa do Consumidor, obrigatório em todo o comércio.

Ele já foi aplicado em várias cidades do estado de São Paulo, entre elas Jundiaí, Guarulhos, Vinhedo... E pelo jeito chegou ao Paraná.

O novo golpe levou o Procon paranaense a publicar uma nota no seu site alertando os comerciantes e empresários. O órgão recebeu várias denúncias sobre pessoas que vão aos comércios e dizem que o Procon está fiscalizando se o estabelecimento tem o exemplar obrigatório do Código de Defesa do Consumidor. E induzem o proprietário ou gerente a comprar o material, além da placa com o telefone do órgão de defesa do consumidor, que também é obrigatória. O preço varia, em alguns casos chegou a R$ 70.

O Procon de Curitiba informou que já encaminhou as informações sobre o novo golpe para a Polícia Civil. Segundo o coordenador do Procon de Londrina, Gustavo Richa, casos semelhantes foram detectados aqui na cidade no início do ano. De acordo com Richa, o órgão notificou o Ministério Público sobre a extorsão aos comerciantes.

Gustavo Richa ressalta que uma lei de 2010 obriga todos os estabelecimentos e empresas de prestação de serviço do país a manterem no local um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes. E ele deve estar visível e ser de fácil acesso ao consumidor.

O coordenadora do Procon de Londrina diz que o órgão não faz esse tipo de ação e orienta os comerciantes e empresários.

O número do Procon para denúncias e informações é o 151.

Comentários