Procon divulga balanço de fiscalização nos bancos de Londrina
Operação, que começou no início da semana e passou por 32 agências, foi encerrada nesta sexta-feira com quatro bancos autuados.
Na mira dos fiscais do Procon, o cumprimento da lei municipal que estabelece o prazo máximo de 15 minutos nos dias normais e de 30 minutos nos de maior movimento, como ocorreu ao longo desta semana, quando os trabalhadores receberam seus salários. No total, 32 agências foram visitadas pelo órgão durante os cinco dias de fiscalização. E em quatro delas, o Procon encontrou clientes esperando por atendimento além do tempo, e os bancos acabaram autuados.
Em caso de desrespeito às regras, a legislação municipal determina que os estabelecimentos podem ser multados de R$ 5 mil, na primeira infração, a R$ 55 mil, a partir da quinta.
A operação contou com a participação de cinco fiscais e do presidente do Procon de Londrina, Thiago Mota, que explicou, que em alguns casos, a espera chegou a aproximadamente uma hora. Os bancos foram notificados com o Termo de Fiscalização e agora precisam apresentar defesa em até cinco dias.
Apesar disso, Mota afirma que o tempo médio nas agências tem caído e que a maioria dos bancos vem cumprido as regras.
Para fazer a verificação do tempo de espera, os fiscais entram nas agências e conversam com os clientes, perguntando o horário de chegada e há quanto tempo estão aguardando.
Mota pede que os consumidores guardem as senhas de atendimento e denunciem os casos de desrespeito à Lei municipal e diz ainda que as fiscalizações vão continuar.
Durante os cinco dias da operação, o Procon visitou as agências de maior movimento da cidade, entre elas algumas na Saul Elkind, na Avenida Inglaterra e no Calçadão.