SEGUNDA, 20/11/2023, 14:56

Procon Londrina notifica empresas sobre Portaria que exige oferta de água potável em grandes eventos

Diretor do órgão diz que organizadores de shows previstos para as próximas semanas na cidade têm cinco dias para encaminhar resposta.

A Portaria 35/23 da Secretaria Nacional do Consumidor foi publicada no fim de semana, após a morte de uma jovem no show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro, na última sexta-feira, quando a cidade registrou temperaturas acima dos 40º graus. A norma obriga as empresas que organizam eventos a instalarem ilhas de hidratação de fácil acesso a todos e sem custos adicionais ao consumidor.

Pela portaria, os organizadores também devem permitir que os consumidores entrem com garrafas de uso pessoal, que possam ser reabastecidas com água, gratuitamente.

De acordo com o Procon Paraná, a água deve ser oferecida ao público, mesmo que haja venda do produto e de outras bebidas nos eventos. O órgão estadual anunciou que, na próxima semana, vai convocar as empresas para uma reunião sobre o assunto.

Em Londrina, a opção do Procon municipal foi pela notificação das produtoras que têm eventos marcados para a cidade nas próximas semanas, já que a maioria das empresas é de fora, explica o diretor do órgão, Thiago Mota.

O diretor do Procon londrinense diz ainda que as três empresas de eventos notificadas têm um prazo de cinco dias para encaminhar uma resposta ao órgão.

Comentários