Procon Paraná multa Cinesystem em R$ 100 mil por irregularidade na cobrança dos ingressos
Órgão afirma que empresa estaria oferecendo apenas meia entrada em uma de suas promoções, mas não informava o valor da inteira, o que está em desacordo com a legislação.
O Procon Paraná multou em R$ 100 mil a empresa Cinesystem S.A., que tem seis salas em um dos principais shoppings de Londrina, por prática irregular na venda de entradas. Segundo o órgão, a empresa teria oferecido a compra de ingressos apenas de meia-entrada em uma de suas promoções e não teria disponibilizado o valor da inteira aos consumidores, o que, de acordo com o Procon, estaria em desconformidade com a legislação.
O órgão afirma ainda que, durante o processo administrativo, a CineSystem foi notificada a apresentar defesa, mas os documentos encaminhados não foram suficientes para o cancelamento da multa.
Claudia Silvano, coordenadora do Procon Paraná, diz que, sempre que o consumidor observar situações do tipo, é importante guardar o comprovante da compra do ingresso para depois registrar a reclamação.
Silvano explica que, pela legislação, oferecer meia-entrada para todos, sem distinção, não se trata de uma promoção, mas de uma manobra para cobrança do preço real do ingresso para todos.
Além de Londrina, a Cinesystem tem salas de cinema em Curitiba e Paranaguá. Entramos em contato com a assessoria da empresa, mas até a conclusão da reportagem não tivemos retorno.