Procura por imunizantes para crianças de 3 e 5 anos continua baixa, em Londrina
Secretário de Saúde destaca importância da conscientização da população. Neste sábado (20), 10 Unidades Básicas de Saúde vão participar do Dia D, para atender público-alvo
A cobertura vacinal de crianças, entre 3 e 5 anos, ainda deixa a desejar, em Londrina. A baixa adesão é observada tanto para as doses anti-covid, como também para o imunizante que protege contra a Poliomielite.
Em entrevista coletiva, na terça-feira (16), o secretário municipal de Saúde Felippe Machado falou sobre o assunto. No caso da vacina contra o coronavírus, ele diz que há um quantitativo suficiente para atender à população. No entanto, a procura tem sido pequena. Segundo ele, na última semana, mais de três mil vagas de atendimento não foram preenchidas.
Atualmente, todas as Unidades Básicas de Saúde do município aplicam a vacina contra a Covid. Mas, é necessário fazer agendamento prévio pelo site da prefeitura. No dia e na hora marcada, deve-se apresentar um documento da criança, além do QR Code. Os pais e responsáveis também devem legar um documento de identificação com foto.
O cenário de baixa adesão ao imunizante que protege contra o coronavírus também é observado na Campanha contra Poliomielite e Multivacinação.
Para se ter uma ideia, o último balanço divulgado pela prefeitura apontou que pouco mais de 2% do público-alvo da ação foi atendido, até agora. Isso representa, 561 vacinas aplicadas, entre o dia 8 e 15 de agosto.
O secretário municipal de Saúde lembra que neste sábado (20) será realizado o Dia D, da campanha. A princípio, dez Unidades Básicas de Saúde estarão abertas, das 8h às 14h, para aplicar as doses, sem a necessidade de agendamento. Apesar disso, Machado destaca que o apoio da população é fundamental para ampliar a cobertura vacinal, na cidade.
As unidades que vão participar do Dia D são as UBSs Itapoã e Eldorado, na região sul; Armindo Guazzi e Marabá, na zona leste de Londrina; no centro da cidade também vão atender o público-alvo os postos do Guanabara e Centro. Já na zona norte, as unidades Vivi Xavier e João Paz vão participar da ação, assim como as UBSs Alvorada e Santa Rita, na região oeste.
A campanha de multivacinação, que segue até o dia 9 de setembro, também contempla imunizantes que protegem contra outras doenças, como por exemplo Sarampo, Rubéola, Caxumba, Febre Amarela, e ainda Hepatite A e B.