SEGUNDA, 24/02/2020, 06:40

Professoras de Guaraci, na região de Londrina, entram em greve por defasagem nos salários

Única creche da cidade está fechada, e mais de 200 crianças estão sem atendimento.

Dezenove professoras do município de Guaraci, na região metropolitana de Londrina, estão com os braços cruzados desde a semana passada em protesto contra a falta de reposição nos salários. As servidoras atuam na educação infantil, e, por conta da greve, a única creche do município de pouco mais de 5 mil habitantes está com as portas fechadas. Cerca de 200 crianças estão sem atendimento há quase uma semana.

O presidente do sindicato que representa as professoras, Carlos Aparecido de Melo, explica que as servidoras estão há pelo menos vinte anos sem reposição. A diferença do salário pago atualmente para o ideal, previsto em piso nacional, conforme ele, chegaria a 700 reais.

O sindicalista argumenta, ainda, que essa defasagem é realidade para todos os professores do município, mas que, por questões políticas, apenas as servidoras da educação infantil resolveram aderir à paralisação. Em nota, a Prefeitura de Guaraci informou que já se reuniu com as funcionárias, e que a reposição deve ser repassada de forma escalonada, com a primeira parcela sendo aplicada ainda este ano. Melo confirmou o possível acordo, e garantiu que as professoras devem voltar ao trabalho logo após o Carnaval.

Por Guilherme Batista

Comentários