SEGUNDA, 31/10/2016, 19:30

Professores da rede estadual de educação decidem por fim a greve

Depois de duas semanas em greve categoria consegue que projeto de lei que altera a recomposição salarial dos servidores seja retirado de pauta na Assembleia Legislativa.

Depois de assembleia geral na manhã de ontem, os professores decidiram em voltar as atividades a partir de hoje. A greve que começou no dia 17 de outubro foi suspensa depois que o governo do estado retirou de pauta, na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei que altera a recomposição dos servidores em janeiro do ano que vem.

Segundo o diretor do Sindicato que representa os professores da rede estadual em Londrina, Antonio Marcos Rodrigues, a greve só começou porque o governo não queria cumprir um acordo feito na greve anterior e isso foi mudado quando o governo decidiu voltar atrás e cumprir o acordo.

Apesar do fim da greve e a retomada das atividades pela categoria já nesta terça-feira, o calendário escolar deverá ser definido nos próximos dias. Segundo Antonio Marcos, é preciso esperar que todas as escolas estejam liberadas das ocupações e respeitar a manifestação dos estudantes.

A emenda que altera o pagamento dos servidores foi apresentada pelo executivo estadual na Alep, no dia 3 de outubro. No dia 11 de outubro o governo encaminhou para a Alep um ofício parando a tramitação da emenda. Só no último dia 20, o governo do Paraná afirmou que tiraria a emenda.  

A assembleia geral em Curitiba contou com a participação de mais de três mil educadores.

Comentários