SEXTA, 25/11/2022, 08:00

Profissionais do esporte de Londrina comemoram recriação da secretaria estadual

Pasta estava extinta nos últimos quatro anos e foi incluída na reforma administrativa para 2023.

Além da recriação da pasta da Cultura, a Reforma Administrativa anunciada pela gestão Ratinho Junior e enviada à Assembleia Legislativa inclui a recriação de uma secretaria exclusiva de Esporte, que hoje é vinculada à pasta de Educação.

Segundo nota do governo, a recriação deverá valorizar o segmento, que tem obtido expressivos resultados em âmbito nacional e internacional, além de ajudar na movimentação da economia, geração de empregos e bem-estar da população. 

Em carta conjunta assinada por mais 90 entidades assinaram o documento com expectativa por mais avanços a partir da criação da Secretaria do Esporte.

Para a técnica de futsal e professora universitária Vanda Sanches, a mudança de status é fundamental para fomentar políticas públicas, o que dará mais força para projetos esportivos em todos os níveis nos municípios.

Vanda Sanches acredita que a recriação da secretaria fortalece a Paraná Esportes com gestores voltados para desenvolver projetos e atrair recursos.

O gestor de esportes e treinador de atletismo em Londrina, Gilberto Miranda, avalia que o canal exclusivo com uma Secretaria de Esporte no desenvolvimento da modalidade. O novo status da pasta melhora, segundo ele, a interlocução de associações, empresas e municípios com gestores do governo do Estado.

Segundo Gilberto Miranda, as parcerias são importantes junto com as políticas públicas de fomento pelo Proesporte para desenvolvimento de talentos no  atletismo.

O governo do Estado ainda acrescentou que a Secretaria do Esporte terá a missão de continuar a desenvolver as políticas para o setor, como o Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), que destinou R$ 26,5 milhões para facilitar o acesso da população às práticas esportivas.   A nota cita ainda o programa de Geração Olímpica e Paralímpica, que já beneficiou mais de 11 mil atletas e técnicos bolsistas, e a realização dos Jogos Abertos do Paraná, que na última edição regional reuniu mais de 12 mil participantes. 

Por Guilherme Marconi

Comentários