QUINTA, 29/12/2022, 17:55

Programa da Prefeitura de Londrina fecha 2022 com 58 hortas comunitárias e escolares implantadas

Alimentos produzidos ficam com as comunidades participantes, que podem ainda vender o excedente ou doá-lo a entidades filantrópicas ou pessoas em vulnerabilidade social. 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento divulgou, nesta quinta-feira, um balanço do Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana. De acordo com os dados da pasta, Londrina tem, atualmente, 58 hortas comunitárias em diferentes bairros e distritos, sendo 26 delas sob responsabilidade da própria pasta e outras 32 administradas pela Secretaria de Educação.

Segundo o balanço, apenas em 2022 foram aprovadas, implantadas ou estão em processo de análise 11 novas hortas comunitárias. Até o início do ano, eram 22. Neste momento, de acordo com a Secretaria de Agricultura, estão sendo executadas hortas no conjunto Carnasciali, no Jequitibá, na Associação dos Aposentados da Prefeitura, no CCI da Zona Leste e no Programa Cultivar Energia da Copel.

E estão em processo de análise e aprovação, a da Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes, no bairro Bem Viver, na Unopar Piza, no bairro Alexandre Urbanas, no Viveiro Municipal e no Grêmio dos Operários.

Segundo a Secretaria, dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, mostram que em torno de 15% dos alimentos produzidos e consumidos no mundo, atualmente, são provenientes das hortas urbanas e comunitárias. Uma forma de reduzir a insegurança alimentar com poucos recursos.

A manutenção dos espaços é de responsabilidade da população dos locais atendidos, mas a limpeza do lote, o preparo inicial do solo, para posterior demarcação e levantamento dos canteiros, além da assistência técnica, é feita pela Secretaria de Agricultura.

Os alimentos produzidos ficam com as comunidades participantes, que podem ainda vender o excedente ou doá-lo a entidades filantrópicas ou pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Quem tiver interesse em aderir ao Programa deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, pelo email abastecimento@londrina.pr.gov.br ou pelo telefone 3372-4789, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

 

Comentários