Programa Mais Médicos tem déficit de 10 médicos em Londrina
Pacientes de algumas unidades têm que esperar cerca de 40 dias por uma consulta eletiva.
Dez postos de saúde de Londrina funcionam com menos um médico na escala. São eles: Tokio, Marabá, Guaravera, Vivi Xavier, Lindóia, Chef Newton, Mister Tomas, Casoni, João Paz e Vila Ricardo. A diretora de atenção primária, Valéria Barbosa explica que isso acontece porque a cidade perdeu 12 profissionais no final do ano com o encerramento do contrato do programa federal Mais Médicos.
Londrina tem hoje, 26 médicos do programa. Dos 17 cubanos que vieram para cá, apenas seis ficaram. A prioridade do governo federal agora é contratar brasileiros. Mas, o Ministério da Saúde ainda não mandou os profissionais. A previsão é que os novos médicos comecem a chegar em fevereiro.
A diretora admite que a falta dos médicos prejudica o atendimento, que fica mais demorado nas Unidades Básicas de Saúde. Mas, garante que nenhum delas deixou de atender aos pacientes por causa desse déficit. Como apenas um profissional está atendendo em cada posto, o paciente precisa esperar cerca de 40 dias para conseguir uma consulta eletiva.