TERCA, 26/01/2021, 19:34

Projeções apontam para queda nos números da Covid-19 em Londrina com manutenção das medidas atuais

Estudo feito por matemáticos da UEL mostra ainda que pico da doença na cidade teria ocorrido no início de setembro.

O estudo do Laboratório de Simulação e Análise Numérica da UEL, o LabSan, considera como data zero da contagem dos números da pandemia, o dia 27 de abril do ano passado. As projeções são feitas a partir dos dados publicados pela Prefeitura de Londrina nos boletins diários da Covid-19 e dão uma visão geral de como ocorre e qual a dinâmica do espalhamento da doença na cidade.

O coordenador do trabalho, professor doutor Eliandro Cirilo, explica que de 14 em 14 dias as projeções são atualizadas, porque o ciclo da doença em uma pessoa, na média, tem essa duração. A última simulação foi concluída nesta terça-feira e o pesquisador conversou com a CBN Londrina para apresentar os novos dados do monitoramento.

A tendência agora, de acordo com a nova projeção, afirma o coordenador do estudo, é a queda no número de casos da infecção na cidade, apesar de um pequeno aumento no acumulado do mês.

A simulação feita pelos técnicos do LabSan mostra ainda que o pico da doença aqui na cidade teria ocorrido no início de setembro passado, mais precisamente no dia 4.

O coordenador da pesquisa explica que o auge da Covid-19 variou ao longo dos últimos meses e que isso ocorre porque as restrições foram mudando e a própria sociedade, com o passar do tempo, se comportou de maneira diferente em relação aos cuidados com a doença.

Eliandro Cirilo diz ainda que as novas variantes do vírus, encontradas em Manaus e que seriam mais transmissíveis, podem alterar o comportamento e os números da doença na cidade.

Todo o estudo, inclusive com as simulações em movimento da evolução da Covid-19 em Londrina, está disponível no endereço www.uel.br/laboratorios/labsan.

Comentários