QUARTA, 28/08/2019, 11:06

Projeto de bueiros inteligentes tem lei parecida que vigora desde 2007

Vereador cobra prefeitura para saber se medida vem sendo fiscalizada 

A Comissão de Justiça da Câmara analisou o projeto de autoria do vereador Felipe Prochet que sugere a implantação de bueiros inteligentes no município de Londrina. A ideia é instalar caixas coletoras feitas de metal que serviriram como uma espécie de peneira para o lixo, permitindo apenas a passagem de água.

A procuradoria jurídica da Câmara deu parecer contrário ao projeto, citando que já existe uma lei de 2007 que obriga a instalação de grades protetoras nas bocas de lobo com multa de 300 reais para quem não fizer a proteção.

Diante disso, o relator da Comissão de Justiça, Eduardo Tominaga, solicitou manifestação da prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, para saber se a lei de 12 anos atrás está sendo cumprida na cidade.

A secretaria de Meio Ambiente emitiu parecer favorável ao projeto, mas questionou quem ficaria responsável pela limpeza das caixas coletoras, e alertou para a existência de diferentes padrões de bocas de lobo na cidade. Já o Conselho Municipal do Meio Ambiente afirmou em seu parecer que existe uma recomendação do próprio Consemma desde 2009 para instalação destes bueiros, que até hoje não foi cumprida.

Comentários