Projeto piloto de enfrentamento à dengue será testado em Londrina
Mosquitos estéreis serão soltos em um bairro da zona leste da cidade. A intenção é reduzir o número de vetores da doença
A partir do dia 10 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde vai testar um projeto-piloto de controle do mosquito Aedes Aegypti em Londrina. Cerca de 6 milhões de mosquitos machos estéreis serão soltos no conjunto Mister Thomas, na zona leste, até dezembro. Além disso, 14 armadilhas contra o inseto serão instaladas no bairro.
O conjunto Jamile Dequech, na zona sul, vai receber apenas as armadilhas para que os dados coletados nos dois bairros possam ser comparados, com e sem liberação de mosquitos De acordo com o secretário municipal de saúde Felippe Machado, a intenção é reduzir o número de vetores da dengue na cidade.
O controle vetorial do mosquito transmissor da dengue consiste na soltura de machos estéreis que ao copular com a fêmea, não geram descendentes. O secretário ressaltou que esses mosquitos são inofensivos para a população.
O projeto-piloto será executado com uma empresa que produz machos estéreis do mosquito Aedes Aegypti em Londrina. De acordo com Filipe dos Anjos, gerente de campo da Forrest Brasil Tecnologia, o controle vetorial do mosquito já foi testado em Jacarezinho e Ortigueira e apresentou excelentes resultados.
De acordo com o gerente de campo da empresa, o ideal é que o método seja utilizado dois anos seguidos para ser mais eficiente.