SEGUNDA, 26/08/2019, 06:55

Proliferação de capivaras em pontos de grande circulação de pessoas preocupa ambientalistas em Londrina

Na sexta-feira, animal foi capturado pela polícia no banheiro da Praça da Bandeira, em pleno calçadão.

A cena inusitada chamou a atenção de quem passava pelo calçadão de Londrina. Uma capivara, encurralada por um grupo de pessoas em um dos banheiros da Praça da Bandeira. Segundo a Polícia Militar Ambiental, o animal teria surgido na rua Senador Souza Naves e, assustado pela grande circulação de pessoas, fugido para o sanitário, onde acabou capturado. Os policiais usaram uma gaiola para acomodar a capivara, que foi solta em uma área de mata nativa, na zona sul da cidade.

Apesar de curiosa, a cena envolvendo a capivara tem se tornado cada vez mais comum em Londrina. Os animais, por exemplo, já tomaram conta dos fundos de vale e lagos. No Cabrinha, na zona norte, uma família inteira deles se aproveitou da falta de limpeza para montar acampamento. Os moradores do entorno estão assustados, e preocupados com a possibilidade de as capivaras transmitirem doenças.

Para o biólogo Marcelo Arasaki, da ONG Meio Ambiente Equilibrado, a proliferação das capivaras na zona urbana precisa ser tratada com preocupação, uma vez que, de acordo com ele, mostra a necessidade de o município repensar alternativas para esses animais, que tem sofrido com a falta de áreas verdes.

O ambientalista também explicou como os animais conseguem chegar até esses pontos de grande circulação de pessoas. Como têm hábitos aquáticos, segundo ele, as capivaras se aproveitam das galerias pluviais para percorrer as rotas entre lagos e fundos de vale. Eventualmente, alguma delas acaba se perdendo no meio do caminho e, consequentemente, indo parar nesses locais inusitados.

Por Guilherme Batista

Comentários