Promotor eleitoral aponta que impugnações em Londrina e Tamarana vão ser revertidas
As mais de 400 impugnações ocorreram principalmente por falta de certidões eleitorais dos candidatos não emitidas pelo Tribunal de Justiça.
430 candidatos às eleições desse pleito de Londrina e Tamarana tiveram suas candidaturas impugnadas pelo Ministério Público. Em praticamente todos os casos as impugnações ocorreram por falta de certidão emitida pelo Tribunal de Justiça. Apesar de os candidatos solicitarem o documento o TJ não conseguiu emitir dentro do tempo previsto.
Porém o Promotor eleitoral, Marcelo Briso Machado, revelou que se as certidões forem apresentadas como negativas as impugnações vão ser, por fim, revertidas e os candidatos prosseguem no pleito.
Ainda de acordo com o Promotor Eleitoral, o juiz é quem dará a sentença de impugnação ou não, porém os próprios candidatos não foram responsáveis pela ausência da certidão.
O promotor ressalta que o objetivo em impugnar candidatos não é burocrático, mas para proteger os próprios eleitores.
O Tribunal de Justiça do Paraná, por meio de nota esclareceu que trabalha em mutirões, desde o dia 20 de julho, para entregar as certidões o quanto antes, e afirma ter recebido mais de 37,6 mil pedidos de certidões para fins eleitorais. Das pesquisas já realizadas pelo órgão mais de 1,7 mil certidões apresentaram informações legais. A pesquisa passa por três sistemas diferentes entre eles para assegurar ainda mais a validade da certidão.