Promotoria solicita que município faça teste de Covid-19 em todos os idosos que vivem asilos de Londrina
O ofício dá 10 dias para que o poder público amplie a testagem também nas instituições privadas.
O Ministério Público (MP) do Paraná enviou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Londrina requisitando a imediata realização de teste massivo para a detecção de contaminação por coronavírus nos idosos e colaboradores de todas as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município. A solicitação foi feita pela 7ª Promotoria de Justiça que defende os direitos do consumidor e do idoso.
O promotor Miguel Sogaiar explica que a motivação para este ofício vem do alto número de pessoas contaminadas com Covid-19 nos asilos. Em um dos três conveniados com a prefeitura, por exemplo, já são oito mortes. Segundo o último levantamento divulgado pela prefeitura, 26 idosos estão com a doença, sendo três em instituições particulares. O promotor alega que a prefeitura fez testes de Covid-19 apenas nos asilos conveniados. Ninguém foi testado nos 18 privados.
O promotor detalha que o município tem 10 dias, a contar do recebimento do documento, para tomar todas as medidas. Caso contrário, o Ministério Público pode tomar outras providências para garantir a testagem em massa nos idosos que vivem em instituições de Londrina.
Ao todo, há 589 idosos abrigados nas 21 ILPIs de Londrina.