SEXTA, 28/04/2023, 14:42

Protesto marca o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho em Londrina

232 cruzes de madeira foram colocadas em rotatória da Gleba Palhano em memória dos mortos em acidentes de trabalho no PR em 2022

Um protesto na rotatória da avenida Ayrton Senna com a Madre Leonia Milito marca o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho em Londrina. Uma grande cruz foi feita com capacetes da construção civil e outras 232 cruzes de madeira foram colocadas no entorno da rotatória.

O manifesto foi organizado pelo Sintracom - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Mobiliário de Londrina e Região. O presidente da entidade, Denilson Pestana, explicou o significado dos objetos.

O Paraná ocupa o quarto lugar no ranking nacional de acidentes de trabalho, com quase 45 mil ocorrências em 2022. Só fica atrás dos estados de São Paulo (35%), Minas Gerais (11%) e Rio Grande do Sul (9%). Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, coordenado pelo Ministério Público do Trabalho. No ano passado, em Londrina, foram 2500 acidentes, uma média de 6 por dia. Quatro pessoas morreram. Mas de acordo com Denilson, esses números podem ser ainda maiores.

Para o presidente do Sintracon, empresas, funcionários e governo devem trabalhar juntos para que o número de acidentes de trabalho seja menor a cada ano.

Por Juliana Takaoka

Comentários