SEGUNDA, 24/10/2022, 15:41

Quase 1.500 exames preventivos para câncer de colo de útero foram realizados, em Londrina, na segunda edição do Dia D do Outubro Rosa

Somando as duas ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, mais de 2.400 exames ginecológicos foram feitos. Durante semana, UBSs também fazem atendimento, mas é preciso marcar horário.

De acordo com novo balanço divulgado pela Prefeitura, 1.457 exames preventivos para câncer de colo de útero, conhecido como Papanicolau, foram realizados no último sábado (22), segundo Dia D da Campanha do Outubro Rosa, em Londrina.

Nesta edição da iniciativa, 23 Unidades Básicas de Saúde do Município estiveram funcionando, das 8h às 14h, para atender ao público-alvo da campanha.

Somando os dois sábados de atividades, foram agendados 3.729 procedimentos e 2.430 foram, de fato, efetuados. Segundo o levantamento, este número corresponde a uma taxa de 35% de ausentes.

Durante as edições do Dia D, as equipes de Saúde também fizeram marcaram exames para a população. Foram agendadas, por exemplo, 1.299 mamografias e 321 ultrassonografias das mamas.

As ações buscam conscientizar quanto ao cuidado com a saúde da mulher, em especial sobre o câncer de mama e câncer de colo de útero e reforçam a importância do diagnóstico precoce para um tratamento mais adequado.

O público-alvo para exames relacionados ao câncer de mama são mulheres entre 50 e 69 anos. Já para os procedimentos ligados ao câncer de colo de útero a faixa etária é de 25 a 64 anos.

Durante a semana, as UBSs continuam realizando estes atendimentos à população. As unidades abrem às 7h e funcionam até 19h. É necessário fazer agendamento. No site da Secretaria Municipal de Saúde, é possível consultar a lista de locais e o telefone para contato. O endereço eletrônico é o saude.londrina.pr.gov.br.

Comentários