SEXTA, 16/09/2016, 19:38

Quase metade dos motoristas de Londrina já dirigiram alcoolizados

Blitzes da Lei Seca serão intensificadas na cidade durante a Semana Nacional do Trânsito. A campanha também quer lembrar os condutores sobre a importância do uso da seta.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização ouviu 386 motoristas de Londrina entre 2015 e 2016 e obteve um dado preocupante. De acordo com o levantamento, 48% dos entrevistados revelaram que já dirigiram depois de ingerir bebidas alcoólicas. A Semana Nacional do Trânsito em Londrina terá como um dos focos a conscientização e fiscalização de condutores que ainda se arriscam e dirigem alcoolizados. Além disso, a iniciativa tentará incentivar o uso da seta. De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, blitzes da Lei Seca começaram a sair às ruas na última sexta-feira (16).

O aspirante da Polícia Militar, Marcos Mastine, assegurou que há bafômetros suficientes, e devidamente aferidos, para serem utilizados nas operações.

As autoridades do trânsito local também irão levar a motoristas e pedestres ações de educação. Para o diretor da CMTU, essas medidas têm dado resultado. Hemerson Pacheco contou, por exemplo, que o número de atropelamentos caiu 43% de janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2015.

A quantidade de pessoas mortas em atropelamentos também teve queda durante esse período. Foram 26 vítimas fatais em 2015 e 17 neste ano. Até o último mês, no total 65 pessoas morreram no trânsito de Londrina, sendo que, de janeiro a agosto do ano passado, foram 70 mortos.

O número de autuações dos 18 radares fixos administrados pela CMTU têm caído desde que os aparelhos foram instalados. Os dados de agosto apontam que, a cada 600 carros que passam pelos equipamentos, um deles é multado. Em junho, primeiro mês de atividade dos radares, o índice era de uma infração a cada 300 veículos.

Segundo Hemerson Pacheco, a companhia tem projeto para instalar mais desses 10 aparelhos, mas só se existir dinheiro em caixa nos próximos meses.

Os radares fixos já registraram mais de 58 mil autuações durante os três meses em que estão ativos em Londrina.

 

Comentários