Quatro postos de saúde deixam de atender exclusivamente casos de coronavírus em Londrina
As UBSs Ernani, San Izidro, Milton Gavetti e Mister Thomas voltaram a ser unidades tradicionais da chamada Atenção Primária. Mudança é reflexo da diminuição dos números da Covid-19 na cidade.
Quatro unidades básicas de saúde (UBSs) de Londrina, que passaram as últimas semanas atendendo exclusivamente casos confirmados e suspeitos de coronavírus, voltaram a ser postos tradicionais da chamada Atenção Primária nos últimos dias. São elas: UBSs do Ernani Moura Lima, San Izidro, Milton Gavetti e Mister Thomas.
Agora, os usuários que residem na área de abrangência dessas unidades podem ir até os locais para fazer o agendamento de consultas e exames, retirada de medicamentos, aplicação de vacinas, entre outras ações.
Já os pacientes que estiverem com sintomas de Covid-19 podem procurar assistência em cinco UBSs que continuam sendo referência: Guanabara, Bandeirantes, Chefe Newton, Maria Cecília e Vila Ricardo. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Há ainda a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do jardim Sabará, na zona oeste, que, desde o início da pandemia de coronavírus, é a principal referência do londrinense para a busca de tratamento contra a doença.
A diminuição no número de unidades Covid é reflexo direto da redução dos números da doença na cidade. Quando elas se tornaram referência, há cerca de dois meses, eram realizadas de 100 a 120 consultas por dia em casa unidade. Nas últimas semanas, segundo a Secretaria de Saúde, esses números caíram para 15 a 20 consultas.
A baixa procura reflete a queda expressiva de quase 50% no número de casos nas duas últimas semanas. Os números foram apresentados pelo prefeito Marcelo Belinati e o secretário de Saúde, Felippe Machado, na live do último domingo (18).
Eles também comentaram que pela primeira vez em seis meses as UTIs da região deixaram de estar completamente ocupadas. Um cenário positivo que, segundo Belinati e Machado, passa diretamente pelo avanço da vacinação contra a Covid em todo o estado.