Raio-x do Pronto Atendimento Infantil será trocado neste fim de semana
Novo aparelho volta a funcionar na próxima segunda-feira (12). Exames serão realizados temporariamente na UPA Centro e Sabará
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou a troca do aparelho de raio-x do Pronto Atendimento Infantil (PAI). O equipamento foi instalado em 1999 e desde então nunca foi trocado por um aparelho mais moderno. Este será o terceiro equipamento trocado, já que o raio-x das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Centro e do Jardim Sabará foram substituídos no começo de novembro do ano passado.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Vivian Feijó, apesar de não apresentar grandes problemas, o raio-x do PAI se tornou desatualizado. A troca vai seguir até a próxima segunda-feira (12). Até lá, pacientes que precisarem realizar exames de raio-x serão destinados para UPAs. Feijó ainda garantiu que caso necessário será fornecido transporte para realizar esses exames.
A Prefeitura contratou o equipamento por locação no valor mensal de R$ 7,9 mil. O contrato tem validade de um ano e pode ser prorrogado por mais um ano. Entre janeiro e novembro do ano passado, foram realizados 11 mil atendimentos mensais apenas no PAI, totalizando 133.833 atendimentos no ano, conforme dados da diretoria de Urgência e Emergência da SMS
Com relação a exames de raio-x, especificamente, foram realizados 51.886 de janeiro a novembro, uma média de 4.700 por mês. O PAI funciona 24 horas, todos os dias, e realiza atendimentos de urgência e emergência pediátrica para pacientes com até 11 anos, 11 meses e 29 dias, a partir de procura direta e também referenciadas pelo Samu/Siate.