Receita Federal adia em dois meses a entrega do imposto de renda 2020
Mas, a orientação é não deixar para prestar contas ao leão na última hora
Os contribuintes vão ter mais prazo para enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2019. O presidente do Sescap, Marcelo Odeto explica que a data finalpassa de 30 de abril para 30 de junho. A Receita ainda avalia se será mantido o prazo do primeiro lote da restituição, previsto para 30 de maio. Outras datas, como a de pagamento das parcelas também não estão claras ainda.
Apesar do contribuinte ter dois meses a mais para declarar, a orientação é não deixar para organizar e enviar a declaração na última hora. Mesmo tendo mais tempo, lembre-se: quem entrega a declaração primeiro tem mais chances de receber a restituição antes.
Deve declarar o IR neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado. Mas existem outras situações que também obrigam a entrega do documento.
De acordo com o último balanço divulgado pela Receita Federal, em 30 de março, foram recebidas pelo órgão 8,1 milhões de declarações, cerca de 25% do total. A expectativa, segundo o governo federal, é que 32 milhões de contribuintes façam a declaração em 2020. A multa para o contribuinte que não fizer a prestação de contas ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74 ou até 20% do imposto devido.