QUARTA, 26/04/2023, 16:52

Região de Londrina se aproxima dos 10 mil casos confirmados de dengue; casos em investigação já são mais de 60 mil

17ª Regional de Saúde computa sete mortes por dengue e deve confirmar mais cinco óbitos nos próximos dias.

Os números da dengue continuam assustadores em Londrina e cidades adjacentes. Em entrevista à CBN nesta quarta-feira (26), a chefe da 17ª Regional de Saúde, Lúcia Lopes, disse que, até terça (25), mais de 63 mil pessoas procuraram atendimento nos postos de saúde e nos hospitais da região relatando sintomas da doença. A busca constante movimenta as unidades, que, nas últimas semanas, têm enfrentado um cenário de superlotação e dificuldades para atender todos os doentes. Ela também atualizou o número de diagnósticos positivos, destacando que a região de Londrina já está muito perto de bater os 10 mil casos confirmados da doença.

Em relação aos óbitos, a chefe da 17ª disse que, até o momento, sete pessoas perderam a vida para a dengue na região. Outros 17 óbitos estão em investigação, sendo que cinco deles devem se confirmar nos próximos dias, conforme destacou Lúcia.

Ela também disse que, além de prestar o devido atendimento aos infectados, a rede de saúde tem feito uma análise detalhada dos casos que chegam aos hospitais. O objetivo do trabalho, segundo Lúcia, é identificar o que ajuda a agravar os quadros e o que pode ser feito para prevenir o registro de ainda mais mortes por dengue na região.

A chefe da 17ª Regional de Saúde também adiantou que os números devem começar a cair, mas alertou que os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti precisam ser constantes. Na avaliação de Lúcia, é inadmissível a região continuar registrando dados tão preocupantes de uma doença que já é tão conhecida por todos e que pode ser facilmente prevenida.

 

Com a colaboração de Juliana Takaoka.

Por Guilherme Batista

Comentários