Relator das contas de Marcelo Belinati em 2024 deverá ser o pai de Tiago Amaral
Observatório de Gestão Pública de Londrina, realiza nesta quarta-feira (28), uma reunião para debater o assunto e não descarta o envio de um ofício para apurar o processo de prestação de contas em Londrina
A prestação de contas de Londrina ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) é um processo anual que envolve a apresentação de documentos e informações sobre as contas do município.
O detalhe é que neste ano, o conselheiro do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) Durval Amaral, é pai do atual prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), sendo ele o possível relator das contas do município relativas ao exercício de 2024, último ano da gestão de Marcelo Belinati (PP).
O presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina, Roger Trigueiros, explica que ao menos no Poder Judiciário o magistrado fica impossibilitado de exercer a função em qualquer processo que tenha vínculo com alguma das partes envolvidas.
Vale lembrar que a Prefeitura de Londrina anunciou em fevereiro deste ano um corte de 30% das despesas de custeio. O orçamento total do município é de 3.488 bilhões de reais, porém, o deficit estimado para 2025 é de aproximadamente 300 milhões de reais.
Por outro lado, a administração anterior, informou que entregou a Prefeitura com um superávit de mais de R$ 400 milhões.
O Observatório de Gestão Pública de Londrina, realiza nesta quarta-feira (28), uma reunião para debater sobre o assunto e não descarta o envio de um ofício ao TCE-PR para apurar o processo de prestação de contas em Londrina.
O TCE-PR é responsável por analisar essas contas e emitir um parecer prévio, que só após é julgado pela Câmara Municipal de Londrina.