Restrição do uso de celulares em bancos começou a valer em Londrina
Lei passa a vigorar após 90 dias da publicação no Jornal Oficial. Agências que descumprirem a norma poderão ser multados.
A lei sancionada no início de outubro do ano passado pelo prefeito Marcelo Belinati que limita o uso de celulares nas agências bancárias de Londrina, principalmente onde há transações financeiras, passou a valer desde a última terça-feira, quando os estabelecimentos retornaram com o atendimento após o feriado de Ano Novo. A ideia da restrição foi concebida pelo vereador Ailton Nantes, do PP, que apresentou o projeto na Câmara.
O argumento do parlamentar, que trabalhou como bancário antes de ingressar no Legislativo, é de que a regulamentação prejudicaria a ação de criminosos na saída dos bancos. A CBN tentou contato com Nantes, mas ele não atendeu as ligações.
Agora, as empresas são obrigadas a fixarem cartazes explicando aos usuários a nova lei. As instituições que descumprirem a determinação podem ser multadas em até R$ 2 mil.
A presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina, Regiane Portieri, espera que as regras sejam compreendidas pela população.
A lei permite que o gerente da unidade chame até a polícia caso o cliente não queira se sujeitar à legislação. Para Portieri, todos os imprevistos podem ser solucionados no diálogo.
Em dias movimentados, quando as filas são grandes, a presidente do sindicato explicou como a lei será aplicada.