QUINTA, 16/02/2023, 15:28

Reunião na prefeitura define esquema de segurança para programação do Carnaval de Rua de Londrina

Atividades terão início às 14h de domingo. Operação contará com bloqueio de ruas por parte da CMTU e patrulhamento ostensivo da Polícia Militar.

Diversos órgãos se reuniram na manhã desta quinta-feira (16) na Prefeitura de Londrina para definir as diretrizes do esquema de segurança que será montado para o acompanhamento da programação do Carnaval de Rua, que terá início às 14h de domingo (19). Os eventos vão ficar concentrados no aterro do lago Igapó II e são abertos ao público. Caso chova, as atividades poderão ser transferidas para outro local ainda a ser definido.

Participaram da reunião representantes de secretarias e órgãos municipais, como a CMTU, e o comando da Polícia Militar (PM). Ficou definido que algumas vias próximas ao aterro serão bloqueadas pelos agentes de trânsito a partir das 6h de domingo para a montagem dos equipamentos de sonorização, iluminação e do palco.

A celebração do Carnaval de Rua será dividida em três pontos principais, sendo um deles quase na esquina da rua Bento Munhoz da Rocha com a avenida Higienópolis, outro próximo à base da Guarda Municipal (localizada em frente ao Lago Igapó II) e o terceiro no aterro propriamente dito.

Como haverá deslocamento dos foliões de um ponto ao outro, será necessário interditar parte da rotatória das avenidas Maringá e Ayrton Senna por um período estimado de cerca de uma hora e meia, após as 16h. Isso será feito com a sinalização e trabalhos de seis agentes e três veículos da CMTU, assim como equipes da Guarda Municipal. O efetivo da Polícia Militar também estará distribuído pela via, para garantir a segurança e a tranquilidade dos participantes.

Em entrevista à CBN nesta quinta-feira, o comandante do 5º Batalhão da PM, tenente-coronel Nelson Villa, destacou a importância do trabalho ostensivo por parte das equipes para a segurança dos foliões. Ele citou, como exemplo, um episódio que ocorreu na última festa antes da pandemia, em que motociclistas invadiram o espaço que era reservado para a passagem da multidão. Segundo Villa, a PM estará de prontidão para evitar que isso aconteça este ano.

O comandante da PM também disse que as equipes vão realizar blitze em pontos estratégicos para fiscalizar a embriaguez ao volante, e pediu a cooperação da população para a execução das ações.

No entorno do Lago Igapó II, haverá duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) à disposição, banheiros químicos instalados, 10 caçambas de lixo de fácil visualização e equipes de varrição de ruas acompanhando a movimentação de pessoas. O Corpo de Bombeiros e as equipes do SAMU já foram notificadas oficialmente sobre a festa e estão preparados para atender a chamados, caso seja necessário. A expectativa é que até 20 mil pessoas participem do Carnaval de Rua. A programação, que conta com a apresentação de diversos grupos musicais, conta com patrocínio de R$ 80 mil da Secretaria de Cultura.

Por Guilherme Batista

Comentários