SEGUNDA, 20/07/2020, 06:50

Réus do esquema de fraudes do IPTU em Londrina vão ser ouvidos pela justiça em dezembro

Denominada “Operação Password” tem 28 réus, entre eles, o empresário preso na última semana suspeito de ser o mandante do assassinato de Carlos Azarias, considerado o chefe do esquema.

A audiência de instrução do processo penal que envolve réus da “Operação Password” que investiga um suposto esquema de fraudes de IPTU em Londrina, está marcada para o dia 14 de dezembro.

Serão ouvidos pela justiça 28 réus, entre eles, Rodrigo Vieira dos Santos, empresário preso na última semana acusado de ter mandado assassinar o possível chefe do esquema de corrupção o também empresário Carlos Azarias.

A Operação foi deflagrada em 2018.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, foram descobertas fraudes entre 2015 e 2017. Mas o esquema que cancelava os débitos do IPTU e alterava características dos imóveis para reduzir ou anular tributos, só teria começado mesmo em 2016, com a chegada da ex-estagiária ao Departamento de Cadastro Imobiliário da Prefeitura. A então estagiária era filha do empresário Carlos Azarias, assassinado em junho de 2019, acusado de ser o chefe do esquema.

Os denunciados respondem pelos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informações da prefeitura e estelionato.

O esquema pode ter gerado prejuízo aos cofres municipais de mais de R$ 1 milhão.  

Comentários